quarta-feira, 20 de julho de 2011

Ao meu anjinho Lili (1998-2011)

Hoje não foi um dia comum. Estou mais ou menos um mês envolvida com minhas vidas caninas, tratando deles.
Tenho dois pequenos anjinhos que entraram em minha vida e que são irmãos. Estão com 13 anos.
Como todo idoso, os dois apresentam bastante probleminhas, mas estou sempre no veterinário, e não deixo nada passar. Faço vários exames, dou todos os remédios e vacinas que podem ajudá-los. Mas as vezes, não é suficiente...
Minha pequena Lili ontem fez uma cirurgia para extrair algumas mamas e eu passei algum tempo bem angustiada, até que pude vê-la.
Ela estava meio paradinha, mas ela sempre foi meio paradinha.
Ela é aquele tipo de anjinho que adora um colinho e um carinho. Se deixar, fica com você 24hs por dia.
Depois que voltei de São Paulo para o Rio, ela ficou com a minha sobrinha. Como ela é meio complicada em relação a sua saúde e requer alguma atenção extra, eu preferi assim. Um dia depois da mudança, ela teve que que fazer uma cirurgia para tirar o útero e ovário e minha sobrinha que cuidou dela esse período.
Depois ela voltou para minha casa e em seguida apresentou problemas nas rótulas das quatro patas. Mais uma vez minha sobrinha cuidou dela.
Desta vez, foi definitivo. Não peguei mais a Lili e minha sobrinha já tinha se apegado a ela de forma que não seria justo fazer isso com nenhuma das duas.
Tenho um filho de 5 anos e mais o irmão da Lili que já dão muito trabalho. Sei que fiz a escolha certa. Não poderia ter escolhido pessoa melhor para dar amor e cuidar da minha pequena Lili.
Hoje, Lili resolveu virar Luz e nos deixar. Não sabemos bem o que aconteceu. Fizemos uma bateria de exames antes da cirurgia, acompanhamos ela o tempo todo, estava medicada corretamente, mas não deu.
Fica uma ausência e uma dor que sei que vai passar, mas que no momento está doendo muito.
Sempre respeitei e amei meus pequeninos e tento fazê-los o mais felizes que posso. Sei que a vida deles é curta e se assumi esta responsabilidade, levo muito a sério.
Sei que muitas pessoas criticam meu amor e o modo como trato meus pequenos, mas eu tenho eles como membros da família e não faria por eles menos do que faço por qualquer outro da família.
Nesta questão, eu e minha sobrinha somos muito parecidas. Amamos com todas as nossas forças nossos pequenos.
Amanhã será o enterro dela.
Tem um cemitério na Ilha de Guaratiba aqui no Rio de Janeiro que faz um serviço bem legal, e eu faço questão de respeitar o que restou de minha pequena neste momento.
Ainda fica difícil acreditar, sabe aquela coisa de que a ficha não caiu? Pois é, fico pensando se aconteceu mesmo.
Minha sobrinha está sofrendo muito e me sinto responsável por isto, pois foi eu que dei a ela a responsabilidade de cuidar da Lili. Talvez se eu não tivesse deixado a Lili com ela, este momento não seria tão doloroso para ela.
Sinto-me triste com a partida da Lili e culpada por fazer a minha sobrinha passar por isso.
Não sei como posso amenizar este momento...
Desculpe desabafar com vocês, mas sinto que preciso concretizar meus sentimos de alguma forma.

Adeus minha pequena Lili. Mamãe te ama.

9 comentários:

  1. Perder algo que amamos é tão ruim. Só nos resta nos alegrarmos com as lembranças. Quanto a esse seu enooorme amor, cada um ama de um jeito e não cabe a nós julgar esse amor. Força e melhoras. Beijos carinhosos.

    ResponderExcluir
  2. Que tristeza qdo nada podemos fazer para com os nossos bichinhos...é a vontade de Deus...Se te confortar, tenha a certeza de que durante toda a sua vidinha ela se sentiu muito amada...Aliás, duplamente amada ! Que ela descanse em paz...Meus sentimentos .

    ResponderExcluir
  3. Coincidência ou não, acabei de ler um texto que fala sobre essa separação entre amigos. Em seguida abri seu blog...então, acho que eu li para você:
    ...E se tiver vontade de escrever alguma coisa sobre mim, diga apenas uma frase : ' Foi meu amigo, acreditou em mim e me quis mais perto de Deus !' Aí, então derrame uma lágrima. Eu não estarei presente para enxuga-la, mas não faz mal. Outros amigos farão isso no meu lugar. E, vendo-me bem substituído, irei cuidar de minha nova tarefa no céu. Mas, de vez em quando, dê uma espiadinha na direção de Deus. Você não me verá, mas eu ficaria muito feliz vendo você olhar para Ele. (Vinícius de Moraes)
    Bjk!

    ResponderExcluir
  4. Oi Alexandra,
    Visito diariamente seu blog, e não poderia deixar de comentar sobre o ocorrido!
    Realmenteé muito triste e no dia do amigo ainda mais!!!
    Beijo e fica bem!
    Jud-artes.

    ResponderExcluir
  5. Muita Força menina!
    Tenha certeza que a Lili esta melhor agora!
    E você precisa de muita força pra continuar cuidando do irmão dela que com certeza precisa muito de você!
    Bjos E fica Bem

    ResponderExcluir
  6. oi Alexandra... o essencial é invisível aos olhos, só se vê bem com o coração... nunca é demais amar...principalmente aqueles que nos amam com tanta força, incondicionalmente, todos os dias e sem cobrar nada em troca...
    assim como vc dispenso muita atenção as minhas 3 amiguinhas... e sei que muitas vezes sou alvo de críticas... mas nem ligo, o que quero é amar, amar e cuidar dos nossos bichinhos....
    o peito doi e arde... e só o tempo acalma ...
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Alexandra que pessoa maravilhoza que vc é,
    e sabe de uma coisa que sorte da lili passar ao teu lado estes momentos ,
    forte abraço
    elisa

    ResponderExcluir
  8. Oi Alexandra,fico muito triste em saber que vc e sua sobrinha perderam uma amiga tão querida...Vcs fizeram tudo que podia,e vcs a amaram muito,e vai estar sempre em seus corações.
    Tenha certeza de uma coisa,espere um pouco,e ela logo voltará pra vcs,não é coisa de doida não viu?! Ela vai encontrar vcs novamente :)
    Beijos, que Deus as abençoe e dê muita força pra todos nesse momento de tristeza.

    ResponderExcluir
  9. Eses anjos compensam o curto tempo de vida com a intensidade de amor: tanto o que eles nos entregam, quanto o que nós lhes dedicamos.
    É uma troca justa?
    Na verdade, nem nos interessa a justiça, nessa hora...
    Mas, é assim que é: devemos nos conformar e nos consolar com as lindas lembranças!
    Desejo força!!!

    ResponderExcluir